segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ENTREVISTA CALAZANS

Entrevista extraída do site: www.calazans.ppg.br

1) Definição de Subliminar:

"...considera-se subliminar qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente, pelo motivo que seja: porque foi mascarado ou camuflado pelo emissor, porque é captado desde uma atitude de grande excitação emotiva por parte do receptor, (...) porque se produz uma saturação de informações ou porque as comunicações são indiretas e aceitas de uma maneira inadvertida" (Ferrés. "Televisão subliminar" p.14).


2) Quem diz que não existe Subliminar ou que Subliminar não faz efeito?

“Aqueles que ainda rejeitam inflexivelmente o predomínio da tecnologia de manipulação subliminar caem em DUAS categorias gerais:
- aqueles cujo interesses velados são os de continuar a explorar e manipular os seres humanos,
e aqueles que rejeitam a noção de persuasão subIiminar porque odeiam, não confiam e não gostam de nada que seja novo. O novo é usualmente percebido como ameaçador, subversivo e herético."
(Bruce R. REDFORD, Professor de Mídia da Auburn University, USA. In: Wilson Bryan KEY, A era da manipulaçâo, p. 20)


3) Algum Psiquiatra concorda com esta pesquisa de Subliminares?

Eu tive um NEUROCIRURGIÃO - PSIQUIATRA MÉDICO que julgou minha dissertação de mestrado sendo membro da Banca e escreveu sobre estas bases biológicas de minhas pesquisas:

“Meses atrás fui um dos membros examinadores de uma tese de mestrado sobre a propaganda subliminar. Belíssima tese (...) é necessário, sim, conhecer minuciosamente as técnicas da propaganda subliminar e nesse caso a tese apontada do professor Flávio Mário de Alcântara Calazans deve ser amplamente divulgada (...) os sindicatos das associações ligadas a todos os meios de comunicação , jornais, revistas, rádio e televisão, bem como as ligadas a propaganda e marketing devem estudar e reformular os seus códigos de ética no que se refere ao assunto” Doutor José Carlos Ferraz Salles- Médico Psiquiatra e Professor Universitário na Escola Paulista de Medicina, Diadema Jornal, 23 de dezembro de 1990.


4) A pesquisa de Mensagem Subliminar do Calazans é reconhecida INTERNACIONALMENTE como uma das mais importantes descobertas científicas e RECOMENDADO pelo próprio MELO?

As pesquisas de Calazans são reconhecidas, legitimadas e revalidadas ao serem aceitas e debatidas pelos comitês científicos internacionais nos fóruns de ciências sociais aplicadas - comunicação, como IAMCR, LUSOCOM, ALAIC, Etc, além de iniciativas interdisciplinares com seus papers aceitos e debatidos em congressos de Ciências Fortes, EXATAS e BIOMÉDICAS, além de livros publicados e artigos em revistas científicas renomadas (peer-reviewed, ou seja, revistas na qual os artigos devem ser julgados e aprovados por outros pesquisadores doutores para serem aceitos) assim. conquistando respeitabilidade e reputação pela seriedade e volume da intensa produtividade, pela sua capacidade de realizar pesquisas em co-autoria e liderar projetos coletivos (GTHQ, etc), consolidando conexões internacionais e estabelecendo um diálogo com os maiores expoentes da pesquisa mundial, contribuindo para o avanço de sua área e propondo novos paradigmas inovadores como a Semiótica Subliminar e a Biomidiologia, obtendo reconhecimento com a titulação de DOUTOR e de LIVRE-DOCENTE, título conquistado de maturidade acadêmica que costuma ser obtido aos 60 anos de idade, o qual recebeu em concurso público com apenas 39 anos de idade por uma banca de cinco livre-docentes da USP, UNICAMP e UNESP avaliando-se seu curriculum e julgando o conjunto da obra do pesquisador que atingiu muito antes da idade sua MATURIDADE como cientista.

"DESCOBERTA IMPORTANTE na 18 Conferência Internacional dos Pesquisadores em Comunicação de Massa realizada em agosto, no Guarujá, a pesquisa de Calazans foi considerada uma das mais importantes descobertas científicas da década. O autor descobriu uma nova família de imagens, batizadas por ele de ICONESOS, que dão início a uma teoria inédita das mensagens dissimuladas."
Jornal A Tribuna, Santos, 30 de outubro de 1992.

"Conferência Internacional reconhece pesquisa sobre Propaganda Subliminar-Calazans lança livro pela Summus e expõe sua pesquisa para comunidade científica internacional. (...) Calazans pesquisa uma nova família de imagens que batizou de ICONESOS, iniciando uma Semiótica Subliminar (...) Propaganda Subliminar Multimídia é o título do livro de Calazans publicado pela Summus e lançado durante o curso que ministrou entre 14 a 17 de setembro na ECA-USP (...) é muito bom ter tido seu trabalho reconhecido oficialmente no Congresso Internacional.(...) a IAMCR-International Association for Media and Communication Research - foi fundada em Paris em 1952, atualmente está organizada em 92 países, tem 2,3 mil membros e possui o status consultivo classe "A" na Unesco, categoria dada somente a um muito restrito número de associações não-governamentais de natureza internacional com comprovada competência e respeitabilidade"
Jornal da Metodista, São Bernardo do Campo-SP, Ano 4, número 22, setembro de 1992, página 5.

"Flávio Mário de Alcântara Calazans participou da XVIII Conferência Internacional da IAMCR, tendo seu trabalho de pesquisa sobre propaganda subliminar reconhecido como altamente científico e uma grande contribuição à comunicação moderna"
Jornal do Campus, Uniceb, Santos, Março de 1993, página 4.

" Calazans (...) um dos maiores comunicólogos do Brasil"

Alexandre Valença Alves Barbosa - coluna "Balão do Bar", Jornal "A Tribuna" de Santos, 8 de abril de 2000.

"Calazans é o maior especialista da América latina em subliminar, um pesquisador com grande respeito na comunidade científica internacional, admiro muito o trabalho dele"
Edgar Franco - Mestre pela Unicamp, Doutor pela USP, Professor da PUC, www.forumnow.com.br/vip/mensagens

"TESE DE DOUTORADO CRIA NOVA TEORIA DA COMUNICAÇÃO (...) defendida pelo professor Flávio M. A. Calazans (...) artista plástico multimídia e desenhista de histórias em quadrinhos, Calazans criou um novo ramo da Semiótica, a Semiótica Subliminar"
Jornal do Campus. Uniceb, fevereiro-Março de 1994, p.7.

"...Flávio Calazans. Ele é o autor do primeiro trabalho feito em profundidade no país sobre as técnicas, a psicologia, as formas e os prováveis impactos sobre a população da propaganda subliminar (...) suas pesquisas e idéias estão contidas na dissertação de maestrado Propaganda Subliminar Multimídia para a qual conquistou um dez com louvor da banca examinadora da ECA"
Itamar Cavalcante, JORNAL DA USP, Ano v, n.138, 3 de junho de 1990, páginas 8 e 9.

O Livro "Propaganda Subliminar Multimídia". São Paulo, Editora Summus, foi recomendado In: Melo, José Marques de. Fontes para o estudo da Comunicação, Coleção Intercom N. 4, SP, 1995, páginas 130-131

"Parecer sobre a concessão de auxílio pedido por: Doutor Flávio Mário de Alcântara Calazans, Projeto: Propaganda Subliminar, Área: Ciências da Comunicação, Sub-Área: Comunicação Visual e Multimídia, Especialidade: Imagens Subliminares. - O Trabalho apresenta grande interesse científico e o autor é pessoa absolutamente qualificada, pela sua produção, a abordá-lo (...)"
Fundunesp, Parecer de Pesquisador e Consultor Anônimo, agosto de 2001.

"A propaganda Subliminar é usada para manipular pessoas.. Quem afirma isso é Flávio Mário de Alcântara Calazans, estudioso da Teoria Subliminar e introdutor da primeira dissertação de mestrado no Brasil, sobre este tema e o primeiro em idioma português"
A Tribuna, suplemento Voto e Leitor, 1 de setembro de 1990, 4 capa.

"O Prof. Flávio Mario de Alcantara Calazans , sem qualquer dúvida, é o maior especialista latino-americano em quadrinhos."
Dr. Ismar de Oliveira Soares-ECA-USP. junho 2000 recomendação por e-mail.

"...apenas acho que como Autoridade Máxima em Quadrinhos no Brasil, Calazans deve se preservar. A fogueira de vaidades tá ardendo"
Nádia Senna-Universidade Federal de Pelotas- Rio Grande do Sul, e-mail, 2000.


5) Outros pesquisadores confirmaram e testaram os experimentos de Calazans?

SIM

A) BIOMIDIOLOGIA: efeitos bioquímicos da exposição a filmes cinematográficos violentos: as Teses de Kenji Toma.

Documentação histórica comentada de uma das pesquisas precursoras da BIOMIDIOLOGIA; as teses de Toma estabeleceram a relação entre o hormônio testosterona e impulsos psicológicos agressivos como resultante de exposição a filme cinematográfico violento.

Toma desenvolveu nova metodologia (após experimento piloto) comparando testes laboratoriais (exame de sangue) com teste psicológico projetivo (Hand Test) anteriores e posteriores à exposição ao filme violento, empregando Grupo de Controle, voluntários (cobaia humana) em amostragem não-probabilística por conveniência. (Orientador da pesquisa original-: Psiquiatra Paulo Correa Vaz de Araújo Umesp-Metodista de São Bernardo, Mestrado em Psicologia da Saúde, 26 de setembro de 2000)

B) " O mercado de cinema e a tecnologia subliminar no star sistem : estudo de caso Gary Oldman " co-autoria de Flávio Mário de Alcântara Calazans com Renato Márcio Martins de Campos da UNIARA, XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM´2003 Belo Horizonte resumo publicado na página 68 dos anais, apresentado pelo co-autor Renato Márcio Martins de Campos www.renatodecampos.com.br/arquivos/paper.html.


6) E o que dizem dos outros tantos websites sobre subliminar pela Internet?

"Eu estava procurando algumas coisas sobre mensagem subliminar e percebi que só existe UM site bom sobre o assunto: o do Calazans.

A maioria dos sites sobre o assunto são repetitivos e não dá para levar a sério! É triste ver que um assunto tão interessante (mensagem subliminar) é tratado sem seriedade alguma. (...) O assunto já é difícil de acreditar pois parece apenas ficção, e fica aparecendo uns manés nada a ver que não explicam nada, só ficam tentando incutir medo nos outros...(...) Eu não sei vocês, mas eu me matei de rir da ingenuidade de quem inventou isso, pensando que estava convincente!

Queria ver a cara de alguém que lê isso e acredita...(...)Pior é que eles se acham os especialistas na área e acham conotação sexual e satanista em tudo!!! (...)Este é o pior de todos. Apenas 10 segundos no site me fez pensar: "QUEM ELE PENSA QUE ESTÁ ENGANANDO???". O Site é obviamente mais um daqueles fanáticos religiosos que vêm apologia a satanismo e sexo o tempo todo. Não dá para levar a sério!"

Escrito por Debora Kamogawa, Segunda-feira, Maio 19, 2003.
7) Como posso resistir a mensagem subliminar?

Aqui estão alguns passos que podem diminuir a vulnerabilidade humana à manipulação da mídia.

1. Relaxe. Sob as pressões constantes da mídia moderna, isto deve ser aprendido ou reaprendido. As técnicas variam da simples respiração profunda à auto-hipnose e meditação. O relaxamento aumenta a probabilidade de percepções da realidade bem-feitas e relacionadas aos fatos. A tensão, o estresse e a ansiedade aumentam a vulnerabilidade à manipulação. A redução do estresse é o método mais eficaz de análise dos estímulos subliminares e dos significados e motivações ocultos.

2. Protele. Testar as conclusões é imperativo. O tempo é uma abstração, geralmente criada para vantagem de alguns e desvantagem de outros. Vá devagar. Dê tempo a si mesmo. A pressão do tempo em geral aciona as defesas perceptivas.

3. Perceba. Análise do que é percebido, e o processo de abstração através do qual isto é descrito, pode aprimorar a percepção da realidade. Compare suas reações às reações dos outros. Depois estude as reações dos outros em relação às suas. E, finalmente, examine suas percepções sobre as percepções deles. Reflita conscientemente sobre o conceito perceptivo da comunicação. Isto pode ser divertido! Isto o coloca imediatamente fora do alcance da maioria dos estímulos da mídia e dos anúncios. Compare as percepções de fantasia da mídia com a realidade - o mundo real perceptível.

4. Descontextualize. Inverta o pensamento lógico-sintático. Expectativas normais frequentemente parecem bastante anormais quando vistas fora de contexto. Experimente percepção ilógicas, absurdas, de cabeça para baixo das palavras e imagens. Experimente com o que é perceptivelmente ilógico. A criatividade pode com freqüência mantê-lo longe dos problemas e proporcionar respostas insuspeitas, escondidas na premissas autovedadas; tanto as suas quanto as dos outros.

5. Molecularize. Isole palavras e imagens. Procure os significados enterrados dentro de suas percepções. Examine os mínimos fragmentos. Tudo, mesmo as coisas menores e menos visíveis percebidas pelos homens tem um significado, especialmente as coisas que parecem insignificantes. Olhe ainda mais cuidadosamente as percepções que sua mente diz irrelevantes. Não existe nenhuma percepção humana insignificante e desprovida de sentido.

6. Simbolize. Os símbolos geralmente carregam significados múltiplos e inconscientes. Tudo o que é percebido é simbólico: palavras, coisas, imagens e pessoas. Jogue com símbolos. Procure as relações ou estruturas que sua mente consciente rejeita como tolas. Procure significado múltiplos, significados sem sentido, os significados dos significados, o significado sob ou sobre o significado. Investigue profunda e cuidadosamente.

7. Busque as motivações. Faça uma análise sobre as motivações. Toda comunicação envolve motivações, especialmente aquelas que enganamos. As motivações tanto do emissor quanto do receptor são importantes. As motivações existem em nível consciente e inconsciente. Relacione as possíveis motivações envolvidas. Procure motivações impossíveis ou improváveis. Mantenha a questão das motivações em aberto. As motivações podem ser profundas, complexas, múltiplas entrelaçadas e, com freqüência, aparentemente contraditórias. Nenhuma forma de comunicação pode ser significativamente avaliada sem a consideração das motivações de vencer pode estar camuflando uma motivação para perder, e vice-versa. Aparentes vencedores podem estar inconscientemente procurando um desastre apropriado para que possam perder espetacularmente.

8. Avalie. Certifique-se de que tem uma idéia clara sobre quem está falando com quem, e sobre quem e o que está falando. As distinções que os homens fazem verbalmente, as ideologias que eles perseguem, as avaliações que fazem, as teorias que abraçam, as decisões que anunciam, os princípios que propõem e as discussões que provocam revelam o seu íntimo. Tudo isso revela muito mais coisas sobre os tópicos que eles descrevem ostensivamente. Não aceite nada nem ninguém por seu valor nominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário